Vovó Donalda

Vovó Donalda


A História da Vovó Donalda

{texto}
AS CIDADES MODERNAS são lugares habitados por pessoas apressadas e sozinhas, andando em ruas cheias de carros barulhentos, morando em edifícios enormes e cercados de poluição.
Para quem vive nessas cidades, a imagem do paraíso é um sítio bem tranqüilo, com cavalos e vacas pastando, porcos e galinhas no quintal, leite fresco pela manhã e tortas de maçã no jantar.
No mundo Disney, esse paraíso existe. Chama-se Sítio da Vovó Donalda e fica pertinho da cidade de Patópolis. É lá onde mora a "avó" de todos os outros personagens Disney, uma senhora de ar decidido e trabalhadora como ninguém: a Vovó Donalda!
A Vovó Donalda foi criada em 1940 pelo desenhista Al Taliaferro, sob a orientação de Walt Disney. No Brasil, sua primeira história foi publicada em 1952.
Como a maioria das pessoas que moram no campo, a Vovó Donalda é muito desconfiada de eletrodomésticos e outros aparelhos modernos: prefere usar os seus aparelhos antiquados, que ela considera mais seguros.
A Vovó é também uma cozinheira excelente. Suas tortas de maçã, principalmente, são famosas até mesmo fora de Patópolis. Os concursos de culinária de Patópolis já perderam a graça: a Vovó Donalda ganha sempre. O prefeito da cidade está pensando até em criar uma categoria especial de prêmio só para a Vovó. É o único jeito de alguma outra concorrente conseguir tirar o primeiro lugar! Lá no sitio, junto com a Vovó, mora o Gansolino, seu ajudante. Mas ele é um ajudante especial: preguiçoso, comilão e dorminhoco, praticamente não faz coisa alguma, a não ser aprontar confusões!

A primeira história em quadrinhos da Vovó Donalda, publicada pela Editora Abril, foi em 1953. Cenas dessa história onde ela aparece com o Gansolino
Além do Gansolino, vi lá também os queridos mais da Vovó: o bode Barbicha, as galinhas Galdina e Marieta, o touro Sultão, o cavalo Brioso, as vacas Mimosa e Tetéia, o leitão Mocotó e o carneiro Jasão.
E é para esse lugar maravilhoso que o Tio Patinhas, o Donald, a Margarida, o professor Pardal e outros personagens Disney "fogem" descansar da vida agitada de Patópolis e para encontrar a natureza, particularmente rica, do sítio da Vovó. Basta dizer que lá, o leite é mais fresco, os ovos são mais fortes e crescem os melhores legumes e verduras do mundo!



Piada de Miriam Regina Araújo, que se destaca pelos desenhos que faz dos personagens de Walt Disney.

Além disso, a Vovó é muito bondosa e gosta sempre de ajudar todo mundo. Mas, quando há necessidade, sabe ser severa também nessas ocasiões, até mesmo o Tio Patinhas escuta com respeito o que ela diz. Com todas essas virtudes, não é de estranhar que a Vovó seja um dos personagens Disney mais queridos!