Como nasceu o Pluto?

Como nasceu o Pluto?


Como Nasceu o Pluto?

{texto}


VOCÊ SABE por que o cachorro é chamado de "o melhor amigo do homem"? Não é só porque ele caça junto com o homem, ou porque ele guarda a casa do homem, nem mesmo porque, quando o homem é cego, ele o guia pelas ruas. Ele é "o melhor amigo" porque é um grande companheiro! Nas horas alegres, ele brinca e corre com você. E nas horas tristes... quem é que consegue ficar triste com um cachorro ao lado, abanando o rabo ou lambendo suas mãos? O Pluto é a própria imagem desse companheiro inigualável! Desengonçado, um trapalhão nas caçadas, mas com um coração enorme: sempre disposto a brincar e a animar o Mickey, seu dono! Ele surgiu em 1930, numa cena do filme The Chain Gang, como um simples cão sem nome e aparentemente sem futuro.
Mas Walt Disney gostou tanto do personagem que lhe deu um nome, Rover, e transformou-o nó cachorro da Minie. Foi assim que ele apareceu no filme The Picnic, também em 1930. Depois desse filme, ficou decidido que ele seria o cachorro do Mickey. Faltava apenas o nome. O pessoal do estúdio chegou até a propor Homero, entre outros nomes. Mas foi ainda o próprio Walt Disney que sugeriu Pluto! A amizade entre o Mickey e o Pluto é uma das mais antigas e sólidas entre os heróis do desenho animado e histórias em quadrinhos. Em geral, um cão afetuoso, brincalhão e por que não dizer? - medroso, o Pluto transforma-se numa fera quando o Mickey se encontra em perigo. Nessas horas, ele é capaz de enfrentar um dragão, uma quadrilha inteira de ferozes bandidos e até mesmo... uma vespa! Além do Mickey e da Minie, outros personagens que estão sempre metidos em aventuras com o Pluto são o Chiquinho e o Francisquinho, sobrinhos do Mickey, e ainda o Pateta. E por falar no Pateta, você já notou a diferença que existe entre ele e o Pluto?

Piada de Napolão Figueredo, um dos bons desenhistas Disney que fazem parte dos estúdios da Editora Abril.

É claro que são muitas, mas há uma diferença que distingue basicamente esses dois personagens de Disney. Enquanto o Pluto mantém as características próprias de qualquer cachorro, o Pateta recebeu essencialmente uma caracterização humana. Ele não só se comporta como o homem, como também veste roupas e anda sobre dois pés. As histórias em quadrinhos do Pluto começaram a ser publicadas pela Editora Abril em agosto de 1950. Representando o papel melhor amigo do homem, cão alegre e engraçado conquistando platéias há de quarenta anos. Hoje é dos mais queridos e admirados personagens de Walt Diney em todo o mundo!

Cenas da primeira história em quadrinhos publicada pela Editora Abril, onde Pluto aparece. Foi lançada na revista O Pato Donald nº2, em agosto de 1950, e chama-se O Terror da Vila Tranquila.