Como Nasceu o Peter Pan?

Como Nasceu o Peter Pan?


Como Nasceu o Peter Pan?

{texto}


OS ESCRITORES chamam a infância de época dourada. E, na realidade, ela representa para quase todo mundo um tempo feliz de sonhos e brincadeiras, quando não havia lugar para as preocupações. Uma ou outra vez, todos desejaram nunca crescer. Há um personagem da literatura que desejou isso tão ardentemente que ficou criança para sempre. É Peter Pan. Ele foi criado em 1904 pelo romancista e dramaturgo escocês James Mattew Barrie. Peter Pan mora em um lugar fantástico chamado Terra do Nunca. Ele vive em companhia de Sininho, uma fada muito graciosa, apesar de não ter mais que um palmo de altura, e dos Meninos Perdidos. Em sua vida de sonhos e aventuras, Peter Pan está sempre às voltas com mil perigos - dos quais escapa sempre! E seu pior inimigo é o covarde e ardiloso Capitão Gancho, o terrível chefe dos piratas!
Há ainda o Barrica, lugartenente do Capitão Gancho, uma tribo de índios, às vezes aliada, às vezes inimiga de Peter Pan, as sereias e o crocodilo. Esse animal, certa vez, comeu a mão do Capitão Gancho. Desde então, ele persegue o pirata, tentando comer o restante! A única garantia de Gancho é que o crocodilo engoliu um despertador e o tique-taque avisa os piratas de sua presença! Walt Disney interessou-se pela história em 1935. Mas só em 1953 ele conseguiu realizar o filme. No filme, Peter Pan leva uma garota inglesa, Wendy, e seus irmãos, João e Miguel, para a Terra do Nunca. Eles vão até lá voando com a ajuda do pó mágico da fada Sininho. Esse pó, quando jogado sobre uma pessoa que está tendo um pensamento feliz, faz voar. Sininho, porém, fica enciumada e tenta se livrar da nova amiga de Peter Pan, dizendo aos Meninos Perdidos que Wendy é um pássaro terrível e que é preciso abatê-lo. Mas o feitiço vira contra a feiticeira e a fadinha é condenada por Peter Pan a abandonar o grupo. O Capitão Gancho, aproveitando-se da situação, prende Sininho e, através de truques, faz com que ela ensine onde fica

Cena de Henrique Farias um dos bons desenhistas Disney que fazem parte dos estúdios da Editora Abril

o esconderijo de Peter Pan. O pirata prende então Wendy, João, Miguel e os Meninos Perdidos. Mas Sininho foge e avisa Peter Pan, que logo trata de salvar os seus amigos. Na luta final, Peter Pan joga o Capitão Gancho no mar. Um detalhe interessante filme é que o rosto de Sininho foi inspirado no da atriz Marilyn Monroe. No final, Wendy e seus irmãos voltam para casa e seus pais, vendo Peter Pan que se afasta, lembram-se de sua infância, dos sonhos que tiveram, enfim, de sua própria época dourada!

Foi assim que Peter Pan levou Wendy, João e Miguel para a Terra do Nunca. A História original, em quadrinhos, foi publicada pela primeira vez pela Editora Abril na revista Mickey nº14, em novembro de 1953.