Como nasceu o Gilberto?

Como nasceu o Gilberto?


Como nasceu o Gilberto?
Uma das grandes virtudes do Gilberto é a humildade. Assim, ele procura ajudar o seu tio, mas não deixa que e saiba de nada. E o Pateta fica sempre felicíssimo, achando que resolveu tudo sem ajuda de ninguém. No principio, o Gilberto aparecia apenas como personagem secundário nas histórias do Pateta. Mas, aos poucos, ele foi ganhando o carinho do público e foi aparecendo em suas próprias aventuras. Agora, amigo, dê uma olhadinha na página 274, porque lá você vai conhecer a primeira aventura do Gilberto, publicada pela Editora Abril. Ele ainda se chamava Pateco, mas, para esta edição, atualizamos o nome para Gilberto.

Vinheta de Paulo I. Fukue, um dos desenhistas Disney que faz parte dos estúdios da Editora Abril
TODO MUNDO sabe que o Pateta é um grande trapalhão e o maior despreocupado do mundo. Por isso mesmo foi preciso aparecer alguém para contrabalançar as confusões que ele criava. E foi assim que surgiu o Gilberto. O Gilberto é sobrinho do Pateta. Mas, ao contrário do tio, ele é inteligentíssimo, um verdadeiro "gênio sabichão", um menino-prodígio que sabe tudo e tudo resolve. Ele apareceu pela primeira vez em 1954 foi criado por Vic Lockman. Sua estréia nas publicações da Editora Abril foi a 20 de março de 1956, na revista O PatoDonald. Ele, então, era chamado Pateco, nome que foi depois mudado para Gilberto. Mas a sua aparência era a mesma de hoje, ou seja, um Pateta em miniatura, com roupas
modernas e um ar inteligente no rosto. Mas o que realmente distingue o Gilberto é o seu chapéu: ele usa um barrete como aqueles usados pelos estudantes no dia da colação de grau. O Gilberto é também a única pessoa que conhece o segredo do seu tio, isto é, sabe que ele é o Superpateta. E não é só por isso: ele também, às vezes, engole alguns superamendoins e transforma-se no Supergil. Como Supergil, a tarefa do Gilberto é a mesma de sempre: anjo da guarda do tio. É ele que muitas vezes descobre as pistas dos bandidos, tira deduções importantes e acaba resolvendo o crime. Só depois e que o Superpateta vai em busca dos bandidos e os entrega à policia.

Cenas da história em quadrinhos Pateta e Gilberto na caverna do Índio Zé, publicada pela Editora Abril em 1959