A História do Mobidique

A História do Mobidique


A História do Mobidique

{texto}
Muitos personagens já estiveram envolvidos em histórias junto com o Mobidique. Um dos que aparecem mais regularmente é o Pato Pimba, o ajudante do Mobidique, consegue ser mais atrapalhado que o Peninha e o Pateta juntos. O Professor Pardal, o Donald e os seus sobrinho, o Tio Patinhas, o Peninha, o Pateta e até o Gansolino também participaram de aventuras junto com o Mobidique. Quanto a bandidos e malfeitores, o Mobidique também tem enfrentado muitos: os terríveis Irmãos Metralha, o desonesto João Bafodeonça ardiloso Mancha Negra, e derrotou até mesmo o famoso Capitão Gancho! Esses bandidos têm o costume de ataca-lo sempre que ele está a serviço do quaquilionário Tio Patinhas, levando seus carregamentos preciosos através sete mares. Apesar de ter aparecido pouco tempo, o Mobidique se tornou um dos mais queridos personagens criados Walt Disney!


Cena de "O tesouro dos espertos", publicada em 1969, onde o Gansolino apareceu junto com o Mobidique
DE MANHÃ à noite num pequeno barco, cuidando do leme e do canhão que lança arpões, enfrentando tufões, calmarias, ondas-monstro, tubarões... Essa é a vida de um caçador de baleias! Uma vida onde o que não falta é aventura. É dessa maneira que vive um dos mais queridos personagens Disney: o Mobidique!



Piada de Paulo Edison de Moura (Mineiro), um dos bons desenhistas Disney dos Estúdios da Editora Abril
Mas há uma diferença muito importante entre os caçadores e o nosso Mobidique: ele não mata baleias! Prefere usar o seu tempo em outros tipos de aventuras!
O Mobidique passa a sua vida no mar e procura não se intrometer na vida de ninguém. Mas, por outro lado, não tem medo de nada e está sempre metido em aventuras emocionantes, às voltas com piratas e quadrilhas de ladrões. Nessas ocasiões, ele é ajudado pelo seu fiel amigo Arquibaldo, um golfinho muito brincalhão, e, ao mesmo tempo, inteligente e destemido. Muitas e muitas vezes, o Arquibaldo já salvou o Mobidique de perigos!
Esse valente marinheiro foi criado nos Estúdios Disney de Burbank, Califórnia, em 1967. Sua apresentação no Brasil deu-se nesse mesmo ano, na revista O Pato Donald, nº 828, de 19 de setembro de 1967. A história chamava-se A Baleia Mugidora.